quinta-feira, 15 de setembro de 2011

APLICAÇÃO DO MÉTODO ROOD NO AMBIENTE HOSPITALAR

A abordagem de tratamento de Rood desenvolveu-se do conceito de que diferentes tipos de músculo esquelético têm propriedade e funções distintas para atingir a resposta motora e sensitiva. Essa modalidade considera que a diferença entre tipos de unidade motora e propriedade muscular determina o tipo de estimulo necessário para facilitar ou inibir a atividade muscular.
O método de Rood é uma técnica proprioceptiva (termo-tatil) aplicada através de estímulos que são provocados nos pacientes para ativar os receptores sensoriais, onde irão receber esses estímulos e assim transmitir essas informações para o sistema nervoso central, onde irão aumentar a sensibilidade dos receptores de estiramento, seguida de estimulação proprioceptiva através de estiramento muscular rápido, facilitando desta forma a contração voluntária do músculo. A estimulação sensorial é realizada através da escovação rápida, massagem lenta e aplicação de frio e alongamento rápido.
O método ROOD da ênfase a seqüência do movimento (do mais simples ao mais complexo), a escovação rápida deve ser realizada no sentido contrário da origem dos pelos afim de reforçar a atividade dos motoneurônios, passando de 3 a 5 vezes.
O objetivo do método é normalizar o tônus muscular, retornar ou aumentar a sensibilidade cutânea e proprioceptiva. O estimulo sensorial é aplicação do material com deslizamento no ventre muscular, e o estimulo proprioceptivo com a compressão articular manual, alongamento rápido, tapping e resistência ao movimento.
            O Rood pode ser usado em ambiente hospitalar, adaptando a estimulação para ser feita com materiais de diferentes texturas, como por exemplo, gazes, algodão, máscara cirúrgica e luva de latéx.


Como realizar a técnica?

1° - realizar a estimulação no ventre muscular no sentido contra a origem dos pelos de 3 a 5 repetições;
2° - realizar o alongamento rápido na musculatura que você quer contrair;
3° - solicita a contração do músculo alongado.


Abordagem fisioterapêutica clássica usada no tratamento de disfunção neurológica e suas relações com os parâmetros – ROOD.


ROOD
Condições
Não especifica para afecção
Base da abordagem
Neurofisiológicas/desenvolvimento nervoso
Teoria da recuperação
Hierárquica: desenvolvimento céfalo-caldal do controle postural: desenvolvimento ontogenético das funções de movimento. Propriedades musculares definidas e alterações plásticas facilitadas.
Características/técnicas chaves
Posições corporais selecionadas a partir da seqüência de desenvolvimento. Estímulos aferentes, cutâneos, alongamento, volitivos e pressão, usados em combinação que depende da síndrome apresentada (hipocinesia, bradicinesia, espasticidade).
Vista do tônus
O grau de tônus define diretrizes amplas para o tratamento.
Controle dos reflexos
Controle dos reflexos estimulados em nível autônomo.
Tarefa especifica (AVD)
Padrões de movimento e estímulos usados para facilitar o controle das tarefas de desenvolvimento em vez das AVD
Características cognitivas
Ligações feitas nas funções somatossensoriais, autônomas e fisiológicas.
Volição
Movimentos não resistidos, repetitivos e de pequena amplitude usados de acordo com o estágio de recuperação.


Por, Ana Luiza Morreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário